terça-feira, 11 de setembro de 2012

Dicas de poupança: na cozinha


A cozinha é, muito provavelmente, a divisão da casa que mais energia consome, de modo a poder alimentar os mais diversos aparelhos electrodomésticos que nela costumam ser usados. No entanto, existem imensas poupar energia na sua cozinha, e assim ver as contas mensais diminuírem consideravelmente.

1. Cozinhar
Mantenha sempre a tampa na panela enquanto esperar que a comida comece a ferver. Ao manter a tampa na panela, estará a tornar o processo de fervura muito mais rápido, o que não só ajudará a poupar tempo, como também a poupar imensa energia.
2. Micro-ondas
Para aquecer a comida, nada melhor do que dar uso ao micro-ondas. A sua rapidez de execução faz com que seja possível poupar quantidades surpreendentes de energia, quando comparado com o forno e o fogão.
3. Máquina de lavar
Sempre que lavar a sua roupa com água quente, estará a utilizar níveis muito superiores de eletricidade, que ao fim do mês poderão traduzir-se no pagamento de uma conta excessivamente alta. Para que isto seja evitado, tente lavar a roupa com água quente o menos possível, na medida em que tal, não só não será sempre necessário, como também poderá danificar determinados materiais de roupa.
4. Chaleira
A chaleira é um aparelho que poderá revelar-se responsável pelo gasto de elevadíssimos níveis de energia. Para diminuir nos consumos, aconselha-se que utilize apenas as quantidades de água necessárias, de forma a acelerar todo o processo de fervura, e assim diminuir o gasto energético.
5. Máquina de lavar loiça
A utilização de uma máquina de lavar loiça poderá revelar-se como uma forma bastante económica de lavar a sua loiça, na medida em que, não só utiliza menos energia, como também menos água do que aquela que seria gasta numa lavagem à mão. Para além disso, também poderá poupar imenso através da sua utilização, daí aconselhar-se que utilize sempre este método quando pretender lavar loiça.

Ao adotar todas estas medidas de poupança, poderá observar um decréscimo muito acentuado dos gastos mensais associados às despesas da sua casa. Parecem gestos insignificantes e alguns deles muito provavelmente até já fazemos de vez em quando… Mas se os fizermos sempre, a nossa carteira agradece!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário