quarta-feira, 9 de maio de 2012

E na varanda.... Gerânios!!!


Depois de muito pesquisar sobre o que plantar nas floreiras da minha varanda, cheguei finalmente a uma decisão: vão ser gerânios!!!! Eu queria algo que tornasse a minha varanda um autêntico jardim, uma espécie que fosse chamativa, que florisse grande parte do ano e que tivesse cores vibrantes. Apesar de também se darem bem dentro de casa, os gerânios são sobretudo plantas de exterior. São bastante resistentes e desenvolvem-se  ao sol ou em sombra parcial. A maior parte das espécies sobrevive mesmo ao ar livre no Inverno. Os gerânios são uma espécie cultivada anualmente e podem atingir uma altura entre os 30-60 cm, dependendo da variedade. Possuem caules de cor verde claro a verde médio. A folhagem é persistente, com folhas de cor verde claro a verde médio, carnudas e rijas, arredondadas e dentadas. As suas flores, também chamadas de sardinheiras, são pequenas, simples ou dobradas e apresentam-se em tons de vermelho, rosa, roxo, branco e laranja. Encontrei na Casa Claudia algumas dicas para cuidar destas plantas da melhor forma:

1. Se o vaso tem poucas flores e folhagem intensa, é sinal de excesso de adubo. A aplicação recomendada é a cada 15 dias.

2. Quando os ramos forem longos e houver muita distância entre as folhas, é sinal de que a planta está a receber pouca luminosidade, devendo ser mudada para um local com mais iluminação, de preferência fora de casa, onde ela poderá receber sol directo.

3. No caso da existência de insectos brancos a voar ao redor da planta, pulverizar as folhas com um insecticida apropriado, facilmente encontrado nas casas da especialidade ou até em alguns hipermercados.

4. Se as folhas mais baixas ficaram amareladas, com manchas castanhas, é sinal que o solo está excessivamente seco. Regar com regularidade e manter o vaso em boas condições de ventilação.

5. Quando as folhagens e os caules ficam avermelhados é porque há descidas acentuadas da temperatura durante a noite, devendo o vaso ser mudado para uma área mais protegida e quente.

No Verão passado comprei uns vasinhos com flores artificiais para colocar nas floreiras (estes da foto):

Na altura fiquei contente com o resultado e não pensei mais no assunto. O que eu queria mesmo era ter a varanda bonita todo o ano (daí as flores serem artificiais) e consegui. Mas agora apercebi-me que as floreiras não estão o suficientemente preenchidas e que o ideal seria comprar mais um vaso para cada uma. Além disso, com o Inverno todo a apanhar chuva, prevejo que mais dia menos dias as flores comecem a ficar com meruje. O ideal mesmo são flores naturais. Não vejo a hora de ver a varanda enfeitada com os gerânios… 















Sem comentários:

Enviar um comentário